Dia do Patrimônio Histórico Nacional – 5 dicas de destinos

Celebrado anualmente no dia 17 de agosto, o Dia do Patrimônio Histórico Nacional é um convite a conhecer a cultura que alguns destinos brasileiros oferecem para todos nós. E, seja nas festividades, culinária local ou na arquitetura, há sempre detalhes que nos contam uma história.

Por isso, preparamos 5 dicas de lugares históricos que, com toda certeza, valem um roteiro de viagem especial. Vamos lá?

O Dia do Patrimônio Histórico Nacional

Antes de irmos para nossas dicas de destinos, vale ressaltar que o Dia do Patrimônio Histórico Nacional visa a preservação cultural do nosso país, refletida nos bens materiais e naturais que contribuem, marcam e têm importância no contexto histórico brasileiro.

Ouro Preto – MG

Sendo a primeira da nossa lista, a cidade de Ouro Preto também é o primeiro bem cultural brasileiro declarado como Patrimônio Mundial pela Unesco, em 1980. Mas antes disso, essa joia de Minas Gerais já ostentava o título de Monumento Nacional desde 1933.

E não fica difícil entender o porquê! Suas características arquitetônicas e urbanísticas remontam ao período colonial brasileiro e o seu contexto histórico reflete séculos de acontecimentos nacionais importantes, como a Inconfidência Mineira.

Além de ser o berço de artistas responsáveis pelas mais significativas obras dos estilos Barroco e Rococó brasileiro, com destaque para o famoso Aleijadinho e sua obra icônica na cidade, a Igreja de São Francisco de Assis, construída na segunda metade do século XVIII.

Ainda, por toda a cidade, as famosas ladeiras de pedra e casarões históricos oferecem belas paisagens para fotos incríveis, além de curiosidades que tornarão sua viagem ao destino inesquecível.

Olinda – PE

Olinda é um banquete visual e cultural em Pernambuco, já que suas ruas de paralelepípedo são emolduradas por casas coloridas e edifícios coloniais, criando uma atmosfera vibrante.

Todo esse charme é refletido, principalmente, nas festas populares, como o Carnaval de Olinda, tornando essas festividades testemunhas da rica cultura e tradições do local.

E já que quase um terço da área total da cidade é tombado como patrimônio histórico, você terá muito o que conhecer durante suas férias em Olinda.

Principalmente, o Centro Histórico, chamado de Cidade Alta, com suas igrejas e praças históricas que trazem a história desde o ano de 1537.

Salvador – BA

Fundada em 1549, você sabia que Salvador foi a primeira capital brasileira?

Hoje, com 474 anos, a cidade é um verdadeiro mergulho na história, contada através de construções, igrejas e fortificações com influência da arquitetura portuguesa da época.

É no Centro Histórico de Salvador, que inclui o famoso Pelourinho e suas casas coloridas, que você encontrará o maior conjunto arquitetônico do período colonial preservado da América Latina. Um charme para os olhos e uma viagem no tempo para quem ama o turismo histórico. Imperdível!

Diamantina – MG

Aqui temos outra dica de destino em Minas Gerais.

E, para começar a ambientação, saiba que a cidade foi o maior centro de extração de diamantes do mundo durante século XVIII.

Esse fato, aliado à exuberante natureza da Serra dos Cristais, trouxe uma estética sóbria e refinada à arquitetura de Diamantina. Com fachadas bem geometrizadas e igrejas seguindo o mesmo padrão de construção, é fácil notar a cultura portuguesa da época.

Para uma viagem no tempo, além de um passeio pelas ruas de paralelepípedo, recomendamos uma visita à Catedral Metropolitana de Diamantina, construída em 1930, mas que traz traços de sua construção original, do século XVIII.

São Luís – MA

Esse destino, talvez, reflita a arquitetura histórica de uma forma um pouco mais diferente do que dos lugares que abordamos anteriormente.

Isso porque, com clima quente e úmido, muitas das fachadas das moradas térreas e sobrados construídos por volta de 1840 eram revestidas por azulejos portugueses, com o intuito de amenizar o calor e proteger o interior da umidade. Tal fato trouxe um charme único à São Luís.

E por toda a cidade, são cerca de 4 mil imóveis tombados como Patrimônio Histórico.

Ou seja, é realmente uma visita ao passado, oferecendo a possibilidade de fotos incríveis, curiosidades maravilhosas, sem deixar de lado a hospitalidade acolhedora do Nordeste brasileiro.

Viaje de uma forma inteligente com a Coob+

Com mais de 1.900 hotéis, pousadas e resorts no Brasil e 500 mil hotéis no mundo, a Assinatura de Hotéis Coob+ proporciona a chance de você viajar mais vezes por ano, tendo seus destinos dos sonhos acessíveis e sua estadia com até 60% de economia comparado a sites de hospedagens.

Além disso, sua assinatura cobre 100% das diárias com café da manhã.

Quer saber como viajar mais vezes por ano com muito mais economia?

Então acesse: www.coobmais.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *