Há quem diga que a comida de um local pode ganhar o coração de uma pessoa; comer é uma das ações mais prazerosas da vida. Junte isso a uma viagem e você terá a receita perfeita. Por isso, a dica de hoje é de viagem gastronômica em Recife.
E se você já foi para a capital pernambucana e acha que experimentou de tudo, calma que vem coisa diferente – e deliciosa – por aqui. Vamos começar!
A culinária recifense
A culinária de Recife recebeu influências indígena, africana e europeia – com fortes traços portugueses. Além disso, sua localização possibilita a riqueza dos frutos do mar e das frutas nordestinas.
Ela é rica em história, temperos e toques familiares. E o cardápio é completo: doces, salgados e bebidas; manhã, tarde e noite. Então vamos começar os pedidos.
Primeira parada: o café da manhã
Você pode escolher: a tradicional tapioca, feita com goma de mandioca, pode ser doce ou salgada; o cuscuz de milho com leite de coco, a macaxeira ou inhame cozido com manteiga de garrafa e queijo coalho frito.
Além dessas opções: o Bolo Souza Leão. Com o título de Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco, essa receita carrega muito da história pernambucana. Cremoso, ele lembra um pudim ou quindim com bolo de mandioca. Não deixe de provar.
Um lanchinho antes do almoço?
Pode ser uma cocada branca ou caramelizada, um doce de cajú ou um nego bom, um famoso bombom de banana embalado um a um. Tem várias bancas espalhadas pela cidade. É só escolher o seu!
Próxima parada: é hora do almoço
Aqui tem opção para todo mundo. Se você é do tipo que pega leve, tem o Arrumadinho de Charque, composto por feijão verde, farofa, vinagrete e carne de charque com manteiga de garrafa. E tudo realmente arrumado no prato, por isso o nome.
Se você quer tentar algo aos poucos, pode optar pela peixada ou pela caldeirada, que é um preparado de frutos do mar com verduras.
Agora, se você não está para brincadeira e só se vive uma vez, pode provar um chambaril preparado com ossobuco ou uma buchada de bode. Só para lembrar: esses pratos não são nada leves.
Sobrou espaço para a sobremesa?
Uma massa bem fininha e uma camada de goiabada e você tem mais um Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco: o bolo de rolo. Pode ser que encontre outras opções de sabores, como bons brasileiros, mas essa é a tradicional. Ah, não diga que se parece com rocambole, pode gerar confusão.
Outra opção é a Cartola: camadas de banana prata frita, manteiga, queijo do sertão, açúcar cristal e canela. Pronto, você terá mais um Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco.
No fim do dia: ceia
Depois de comer bem durante todo o dia, a noite é o momento de uma ceia leve. Você pode provar uma sopa de abóbora, mocotó ou mandioca. Depois uma porção de macaxeira ou inhame com queijo coalho assado ou carne de sol. Para fechar com um doce, um Leite Maltado, servido pela lanchonete As Galerias.
Depois de escolher a sua hospedagem com a COOBRASTUR, é só planejar os pratos que você mais gostou. Ah, e lembre-se de compartilhar as fotos e marcar nosso perfil no instagram e facebook: @coobrastur
BEM-VINDO AO JEITO INTELIGENTE E INOVADOR DE VIAJAR COM + ECONOMIA!
Com a Coob+, você personaliza a sua Assinatura de Hotéis com o número de diárias e de pessoas, e escolhe a categoria de hotéis que se encaixa em seu perfil de viajante.
E ainda, pode viajar uma ou mais vezes por ano com até 60% de economia comparado a sites de hospedagens, tendo à disposição + de 1.900 opções de hotéis, pousadas e resorts no Brasil e + de 500 mil hotéis no mundo.
É hora de viajar muito + vezes por ano!😉