Turismo Sustentável No Brasil, Viaje Nessa Tendência

Períodos de seca seguidos por chuvas torrenciais, calor excessivo em pleno inverno… faz tempo que temos observado mudanças climáticas como essas, não é mesmo? Felizmente, a palavra sustentabilidade entrou de vez no vocabulário e na vida das pessoas.

E, no turismo, não é diferente! Combinar viagem com conservação ambiental é uma tendência que veio para ficar e está conquistando cada vez mais adeptos. No Brasil, o turismo sustentável já está presente em 10 estados.

Além de gerar empregos, essa nova maneira de viajar se preocupa em preservar a fauna, a flora, os recursos naturais e a cultura local. Na verdade, o turismo sustentável segue quatro princípios: conservação ambiental, equidade social, eficiência econômica e respeito à cultura.

Afinal, quem ama viajar sabe que os melhores caminhos são aqueles que combinam respeito e satisfação, deixando um impacto positivo por onde passam.

Neste post, você vai encontrar dicas de lugares para visitar e de pequenas mudanças para adotar uma postura mais sustentável em suas viagens. Boa leitura!

Turismo sustentável em Bonito e no Pantanal

Bonito

O ecoturismo, ou turismo de natureza, é uma das formas de turismo sustentável mais conhecidas. E o destino mais procurado por viajantes que querem curtir a fauna e a flora brasileira é o Pantanal.

Suas belíssimas paisagens alagadas atraem turistas de todos os cantos, encantam os telespectadores da novela Pantanal e foram reconhecidas como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera pela UNESCO.

A cidade de Bonito-MS fica a cerca de 160 km do Pantanal e oferece uma infraestrutura bem organizada, consciente da importância de respeitar sua natureza. Assim, todo o turismo na cidade é feito com guias turísticos. Dessa forma, evita-se a formação de grandes grupos de pessoas e fica mais fácil preservar as riquezas locais.

O VOA Hotel Paraíso das Águas está localizado a pouco mais de 12 km do Eco Park Porto da Ilha, a 4,5 km da Caverna de São Mateus e a 22 km da Gruta do Lago Azul. Além disso, oferece instalações aconchegantes e um delicioso café-da-manhã.

Quer mais aventura? Partiu Amazônia!

Amazônia

O turismo na Amazônia tem aumentado muito nos últimos anos. Várias iniciativas locais fomentam o turismo sustentável e ajudam a melhorar a qualidade de vida das comunidades nativas.

Nesses novos movimentos, todos os serviços, como transporte, alimentação e guia, são feitos por pessoas nativas. Dessa forma, o viajante tem a oportunidade de conhecer a fundo a cultura local, sua fala, seus costumes e sua culinária.

Se você é um viajante que procura uma experiência enriquecedora e inesquecível, a maior floresta tropical do mundo pode ser o roteiro ideal.

Manaus é, normalmente, o ponto de partida para quem quer viver essa aventura. A capital amazonense é conhecida por seus pontos turísticos, como o Palácio Rio Negro e o Encontro das Águas entre os Rios Negro e Solimões. É de lá que saem também muitas excursões para trilhas na selva amazônica.

Viajante Coob+ pode reservar sua hospedagem no Tryp by Wyndham Manaus ou no Quality Hotel Manaus, por exemplo, e curtir momentos inesquecíveis nesse pedaço do paraíso.

Tibau do Sul, um santuário ecológico

Tibaul do Sul

A pequena Tibau do Sul-RN ganhou o prêmio Green Destinations Story Awards 2021 e é, ao lado de cidades como Futaleufu (Chile) e Tartu (Estônia), um exemplo de turismo sustentável.

Se você ainda não sabe de qual cidade estamos falando, esse nome deve soar mais familiar: Praia de Pipa. Desde 1998, os moradores da cidade se preocupam com a preservação da região e até criaram o Núcleo Ecológico de Pipa (NEP). Hoje, grande parte da orla de Pipa e Tibau do Sul é Área de Proteção Ambiental (APA).

Além da belíssima praia onde é possível ver golfinhos e tartarugas, o viajante pode curtir momentos únicos em meio à Mata Atlântica nativa. No roteiro, trilhas ecológicas para observar espécies de pássaros e um bom descanso às margens da Lagoa Guaraíras.

E aí, partiu conhecer Tibau do Sul? Viajante Coob+ pode fazer sua reserva no Acquapipa Hotel e ficar a apenas 50 metros da Praia de Pipa. Em nosso site, você encontra várias opções de hospedagem, é só marcar a data e aproveitar!

Socorro: rios, cachoeiras e muita natureza

Socorro

Na Serra da Mantiqueira, interior de São Paulo, fica a linda Socorro. Famosa pela paisagem exuberante, o destino é um exemplo de que o turismo sustentável pode ser muito gratificante.

Com muitas opções de atividades de aventura e ecoturismo, a cidade também é procurada pelos viajantes que querem silêncio, sossego, comida boa e comodidades. Os mirantes da cidade são um refúgio para quem quer apreciar o horizonte e meditar diante dos mais belos espetáculos da natureza.

No centro da cidade, casarões do início do século XX seguem preservados, assim como a pracinha tipicamente do interior, pertinho da Igreja Matriz, com coreto e banquinhos. Mas não se engane, o apelido “Cidade de Aventura” não é à toa.

O Rio do Peixe é conhecido pela prática de rafting. Se você procura uma opção menos radical, a dica é fazer um passeio de quadriciclo no Parque Monjolinho ou no Mundaka Aventura. Já o Kango Jango Parque de Aventuras oferece de tudo: rafting, tirolesa, arvorismo e trilhas.

Uma excelente opção de hospedagem é a Acalanto Inn Pousada, com acomodações aconchegantes e muita natureza. Viajante Coob+ pode fazer sua reserva em nosso site e viver experiências mágicas nesse roteiro encantador.

Dá para ser sustentável em qualquer lugar

Sustentabilidade

Não importa se você curte cidade ou natureza, praia ou montanha, é possível adotar pequenos hábitos que vão tornar qualquer viagem muito mais sustentável.

  • Evite usar pratos, talheres e copos descartáveis: mais de 8 milhões de toneladas de lixo plástico acabam nos mares.
  • Reutilize suas toalhas de banho: além de economizar água e energia, você ajuda a reduzir o consumo de produtos de limpeza.
  • Leve sua ecobag com você e dispense as sacolinhas plásticas: em média, uma sacolinha leva de 300 a 500 anos para se decompor.
  • Valorize o comércio local: isso ajuda a promover o desenvolvimento social.
  • Respeite a natureza: não retire plantas nativas do seu habitat, não compre animais silvestres e jogue lixo no lixo.

Viajar com consciência é preservar lugares incríveis para as próximas gerações. Se cada um fizer um pouquinho, podemos mudar a nossa realidade. Vamos juntos?