Pena que ainda não inventaram uma máquina de viajar no tempo. Já imaginou como seria incrível visitar outras épocas e se transportar para diferentes períodos da história? Bem, ao menos por enquanto, essa possibilidade só existe mesmo nos filmes de ficção. Mas nada impede que você possa viver experiências parecidas em lugares especiais, onde o passado permanece vivo e a tradição se faz sentir em cada detalhe. Que tal conhecer alguns desses cenários e embarcar em uma “viagem ao tempo” por algumas das principais cidades históricas do país? Então prepare-se, pois nossa viagem começa agora!
Ouro Preto
Andar pelas ladeiras centenárias de Ouro Preto é como respirar um pouco do período colonial brasileiro. Suas ruas de pedra, por entre casarões coloniais e igrejas barrocas, nos levam até o século XVIII e reservam atrações repletas de beleza e significado. Localizada em meio às montanhas e emoldurada pelas paisagens naturais do Pico do Itacolomi, o bucólico cenário da antiga cidade de Vila Rica preserva uma parte importante da história do Brasil. Não é por acaso que, todos os anos, a cidade recebe milhares de visitantes em busca de algumas das mais belas atrações turísticas de Minas Gerais. E pode ter certeza: elas são tantas que você vai precisar de alguns dias para explorar tudo o que a cidade oferece. Ouro Preto é um verdadeiro museu a céu aberto, onde, além da estética colonial de suas construções, você vai poder ver de perto obras de alguns dos mais expressivos nomes da cultura nacional, como Aleijadinho e Mestre Ataíde. A história também pulsa em suas igrejas majestosas, como a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja Nossa Senhora do Carmo e Igreja São Francisco de Assis, entre muitas outras. Espaços como o Museu da Inconfidência, a Casa dos Contos, Museu do Oratório, Museu da Mineralogia, para citar só alguns, reservam ricas experiências em um acervo repleto de surpresas. Patrimônio Mundial da UNESCO, Ouro Preto combina sua mais pura tradição com a efervescência universitária que toma conta da cidade, principalmente, na época de carnaval. A experiência se completa com a típica culinária mineira que, acompanhada de uma boa cachaça, vai dar um sabor ainda mais especial à sua visita.
Salvador
É na mistura de raças, culturas e credos que a riqueza histórica de Salvador se faz sentir em cada pedacinho da capital baiana. Aqui, passado e presente convivem em perfeita harmonia, proporcionando aos seus visitantes uma experiência única e inesquecível. Devido à sua característica geográfica, Salvador se formou em dois níveis: a Cidade Alta e a Cidade Baixa, ambas ligadas pelo Elevador Lacerda, uma das obras mais icônicas da arquitetura brasileira. Na Cidade Alta, uma das maiores atrações é o Pelourinho, o centro histórico de Salvador, que constitui o maior conjunto colonial da América Latina. São centenas de casarões do século XVI ao século XIX que abrigam desde museus a terreiros de candomblé, além de templos católicos, como a Igreja de São Francisco, considerada a obra barroca mais rica do país. Na Cidade Baixa também não faltam atrações, como a Basílica do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, também conhecida como Igreja do Bonfim. É lá que, todos os anos, acontece a famosa lavagem de suas escadarias, considerada a festa religiosa mais importante da Bahia. Ainda na Cidade Baixa, o Mercado Modelo também é uma parada obrigatória e um de seus principais pontos turísticos. Além da riqueza histórica extraordinária da capital soteropolitana, é impossível não se encantar com suas belezas naturais. A praia de Itapuã, por exemplo, eternizada em versos por Dorival Caymmi, Vinícius e Caetano, é ideal para quem busca momentos de puro relaxamento e contemplação. Assim como a Praia da Barra, localizada na orla central, onde fica o famoso Farol da Barra. Você já foi a Salvador? Então vá!
Paraty
Rodeada pelo verde da Mata Atlântica, Paraty é uma encantadora cidade colonial que até hoje preserva seus encantos naturais e arquitetônicos. Seu Centro Histórico, considerado pela UNESCO o “conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso”, é também Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN. Suas ruas de pedra, ou “pé de moleque”, se preferir, nos levam aos idos de 1800 e nos fazem pensar em como seria viver no Brasil dessa época. Sensação que se torna ainda mais forte ao contemplar seus lindos casarões e igrejas, que ainda preservam todo o encanto colonial da cidade. E você pode curtir esta experiência lentamente, já que o tráfego de carros é proibido no Centro Histórico. A cidade ainda abriga expressões culturais e artísticas intensas, perfeita para quem curte romance, história e literatura. E você sempre descobrirá algo diferente e especial ao entrar em seus casarões, pode ser um livro, uma obra de arte ou, simplesmente, um tecido colorido feito por artesãos locais. A Casa da Cultura de Paraty, por exemplo, reserva grandes experiências estéticas com uma ampla e contínua programação de exposições, eventos e atividades educativas. O ambiente cultural da cidade torna-se ainda mais efervescente com sua famosa FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), um dos principais festivais literários do Brasil e da América do Sul. A tudo isso soma-se uma vasta gama de praias incríveis e cenários paradisíacos que, com certeza, vão conquistar você.
Olinda
Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, Olinda reserva atrações que vão além dos bonecos gigantes e blocos de frevo e maracatu de seu famoso carnaval. Suas igrejas barrocas e seu casario histórico, com magníficas construções coloniais erguidas no século XVI, mantêm vivo o cenário de tempos ancestrais. E nada como andar por suas históricas ladeiras e se maravilhar com seus conventos, museus, igrejas, ateliês e mirantes que fazem de Olinda um dos berços da cultura brasileira. O passeio por seu Centro Histórico reserva surpresas de inestimável valor cultural e é uma experiência que vale a pena ser vivida. Você pode começar pela Praça do Carmo, a maior e mais antiga praça da cidade, cujo nome se deve à bela Igreja da Ordem das Carmelitas que está em seu complexo. Outra dica é fazer uma parada no Convento de São Francisco, onde você também pode desfrutar uma linda vista para o mar. Depois é só seguir para o Alto da Sé, um dos lugares mais visitados de Olinda, onde estão o Mercado de Artesanato, a Igreja da Sé e o Elevador Panorâmico. E pra deixar o passeio ainda mais gostoso, você encontra várias barraquinhas com comidas típicas pernambucanas. Como você pode ver, além de seu deslumbrante carnaval, que todos os anos atrai milhares de turistas de todo o Brasil, a magia de Olinda se faz sentir o ano inteiro. Seja na beleza de sua arquitetura colonial, na riqueza de seu patrimônio histórico ou no encanto de suas deslumbrantes praias e cenários naturais.
Pirenópolis
Esta pequena cidade do centro-oeste brasileiro, além de belas cachoeiras, trilhas, mirantes e reservas ecológicas perfeitas para esportes de aventura, também reúne um dos mais ricos acervos patrimoniais do Brasil Central. Seus casarões, ruas e igrejas coloniais trazem viva a memória dos primeiros tempos de ocupação do território goiano e compõem um conjunto arquitetônico encantador. Caminhar pelas ruas de pedra de seu lindo Centro Histórico, tombado pelo Iphan em 1990, é sem dúvida uma experiência apaixonante. Impossível não se encantar com o colorido de sua paisagem urbana e com os lindos cenários que a cidade oferece. Comece seu passeio, sem pressa, pela Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, de onde também é possível desfrutar a linda vista da cidade. Os prédios históricos do Cine Pireneus e do antigo Theatro de Pirenópolis também são verdadeiras fontes de inspiração. Outra dica é visitar a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e a Igreja e Museu de Arte Sacra Nossa Senhora do Carmo. Ao passar pela Ponte do Rio das Almas, dê uma parada e aprecie a vista da imponente Igreja Matriz, o maior e mais antigo monumento histórico de Goiás. E por falar em história, vale muito a pena visitar os pequenos museus da cidade, como o Museu do Divino, na antiga Casa de Câmara e Cadeia, e também o Museu das Cavalhadas, ambos focados na Festa do Divino, a mais tradicional celebração religiosa da cidade. Quem conhece Pirenópolis sabe: é paixão à primeira vista.
Esperamos que esta viagem através da história (e do tempo) tenha sido inspiradora pra você. Se você gostou, espere só até conhecer pessoalmente os encantos desses verdadeiros patrimônios históricos e culturais.
E com a Coobrastur, você pode fazer isso de maneira muito mais flexível e econômica.
Faça sua Assinatura de Viagens Coobrastur e permita-se viver essa experiência.
BEM-VINDO AO JEITO INTELIGENTE E INOVADOR DE VIAJAR COM + ECONOMIA!
Com a Coob+, você personaliza a sua Assinatura de Hotéis com o número de diárias e de pessoas, e escolhe a categoria de hotéis que se encaixa em seu perfil de viajante.
E ainda, pode viajar uma ou mais vezes por ano com até 60% de economia comparado a sites de hospedagens, tendo à disposição + de 1.900 opções de hotéis, pousadas e resorts no Brasil e + de 500 mil hotéis no mundo.
É hora de viajar muito + vezes por ano!😉