Mátria Parque de Flores receberá o público no final de novembro com 30 jardins, restaurantes, lojas e espaços de conexão com a natureza em São Francisco de Paula
Um espaço de 135 hectares dedicado às flores abre ao público no final de novembro, em São Francisco de Paula, cidade dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul. O Mátria Parque de Flores está no km 68 da ERS 235 (rodovia que liga São Chico a Canela) e chega para surpreender os visitantes da Serra Gaúcha e do país com um acervo de 7 milhões de mudas de plantas e uma arquitetura integrada ao ambiente natural do bioma Mata Atlântica.
O empreendimento turístico, com conceito de jardim botânico, inaugura com 30 jardins projetados para encantar e ensinar sobre a natureza, combinando espécies ornamentais e as que oferecem sombra e frutas. Os espaços foram criados como obras de arte em grande escala, destacando cores, os movimentos e a diversidade natural do Brasil e principalmente da região.
Os jardins do Mátria estão ligados por 8 km de caminhos feitos para gerar uma experiência única ao ar livre. Outros 4 km de trilhas levam os visitantes que desejarem conhecer a Mata com Araucária, uma das principais características do bioma Mata Atlântica.
Além de jardins e trilhas na mata, o Mátria apresenta elementos da paisagem natural, como os banhados que são áreas de preservação permanente, um lago e as coxilhas do ambiente.
A coleção já plantada no Parque conta com 300 espécies diferentes. São 7 milhões de mudas de plantas, com destaque para o roseiral com mais de 22 mil mudas de rosas, cujo material genético foi importado da Alemanha, 12 mil árvores e um túnel de glicínias de 102 m de extensão, um dos maiores do mundo. Para o trabalho de irrigação, foram instalados 20 km de equipamentos, com sistema totalmente automatizado.
O Mátria vai oferecer dois restaurantes e outras opções de alimentação. Haverá apresentações artísticas à tarde e ao final de tarde. Ainda não há previsão de valores de ingresso, mas será possível adquirir passaporte semestral e anual. A ideia é que o visitante possa observar a beleza e as transformações da natureza ao longo do dia, das estações e dos anos.
O Mátria Parque de Flores tem projeto arquitetônico assinado por Nicholas Alencar, da Alencar Arquitetura, e projeto paisagístico por Juliana Castro, da JA8 Arquitetura e Paisagem, ambos de Santa Catarina, a partir de estudos da topografia e da flora local. A implantação dos ambientes que misturam arte e conhecimento do parque está a cargo do engenheiro civil Jeferson Mossi da Silva, do engenheiro agrônomo Maicon Possamai Velho e do técnico Márcio Buffon.
“O Mátria é um projeto de paisagem, uma grande fusão de arte e natureza que tem os jardins como principal foco. O trabalho de arquitetura e paisagismo foi sempre o de dialogar com a paisagem natural do lugar, os Campos de Cima da Serra. Temos um terreno com linhas sinuosas suaves e bem envolventes. Nossa intenção de projeto foi criar um lugar que aproveita essa informação que o terreno nos traz criando diferentes camadas, diferentes nuances, fazendo com que o visitante ao longo do caminho vá descobrindo o parque”, dia a arquiteta e urbanista autora do projeto, Juliana Castro.
“Quando a gente projeta um jardim, temos como instrumentos de trabalho os seres vivos, isso faz que este projeto tenha uma dinâmica que não para de mudar. No Mátria a gente vai poder perceber a evolução de um grande jardim durante o dia pela luminosidade, ao longo do ano pelas estações e com o passar dos anos a maturação do jardim e essa imposição dos ciclos da vida natureza que vai fazer com que tudo o que se planejou vá muito além do que a gente espera”, completa a arquiteta.
Conheça alguns dos ambientes do Mátria:
Mátria Boulevard – O espaço fica na entrada do parque, onde o visitante encontra área de acolhimento, Mátria Home (loja para a venda de plantas, produtos com a grife Mátria, artigos de jardinagem, decoração, presentes, livros e produtos artesanais), Mátria Boutique, restaurante, sanitários e a bilheteria para a entrada no parque.
O Boulevard pode ser visto da rodovia. É uma obra surpreendente, construída em um semicírculo envidraçado, com 1,8 mil metros quadrados.
Restaurante subterrâneo – Instalado à beira de um lago com 30 mil metros quadrados de área. O deck da construção avança sobre as águas. O projeto arquitetônico acompanha o desenho da natureza e faz o espaço de gastronomia se encaixar na coxilha, onde os visitantes poderão caminhar sobre ele.
Monumento à Borboleta – espaço criado para proporcionar momentos de reflexão e autoconhecimento. A borboleta, espécie característica do bioma, está desenhada no chão e foi preenchida com flores brancas. O monumento é inspiração para um contato ainda maior com a natureza e se tornou um dos grandes destaques do parque.
Jardim de brincar – O jardim de brincar é um convite a experimentar o corpo em movimento. O espaço apresenta duas obras com design provocante: o “Balanço do Tempo”, com peças que permitem a adultos e crianças brincar juntos e sentir o corpo balançando ao vento. Outra obra é a escultura “Deslocamento”, uma surpreendente modificação da terra que simboliza o movimento como a essência da vida.
Jardim Botânico – a coleção de plantas perenes e de época que estará à disposição do público faz parte do papel conservacionista e educacional do Mátria, cujo objetivo é também ensinar a importância da vegetação, da conservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável.
Outras atrações: barcos à remo no lago, refeições ao ar livre e oficinas de educação ambiental.
O Mátria Parque de Flores é um empreendimento turístico inovador na região e no país que tem como investidores os empresários Fernando Ernesto e Amanda Catharina Piazza. O projeto ousado e contemporâneo será referência em paisagismo e arquitetura. A beleza do Mátria está na interação perfeita entre o que foi pensado e construído pelas pessoas e a dinâmica e as surpresas que a natureza verdadeiramente oferece a cada estação.
Com a Assinatura de Viagens Coobrastur, é muito mais fácil e econômico viajar e conhecer o Mátria Parque.
A Coobrastur funciona assim: você adquire diárias para serem utilizadas em um dos mais de 1.900 hotéis cadastrados na plataforma e realiza o pagamento mensal que varia de acordo com o número de diárias selecionadas.
O viajante tem flexibilidade para se planejar, tendo até 3 anos para usar suas diárias e podendo decidir a data e local com no mínimo 30 dias de antecedência. Além disso, todas as hospedagens contam com café da manhã incluso.
Para agilizar e facilitar o atendimento, criamos nosso chat interativo com a Clara – Assistente Virtual. Para falar com ela é fácil, basta você entrar no site coobrastur.com.br e clicar na foto dela no canto inferior direito da tela e iniciar o atendimento.
Clique aqui e faça sua Assinatura de Viagens e não perca a chance de conhecer São Francisco de Paula! Até o próximo destino 🙂
BEM-VINDO AO JEITO INTELIGENTE E INOVADOR DE VIAJAR COM + ECONOMIA!
Com a Coob+, você personaliza a sua Assinatura de Hotéis com o número de diárias e de pessoas, e escolhe a categoria de hotéis que se encaixa em seu perfil de viajante.
E ainda, pode viajar uma ou mais vezes por ano com até 60% de economia comparado a sites de hospedagens, tendo à disposição + de 1.900 opções de hotéis, pousadas e resorts no Brasil e + de 500 mil hotéis no mundo.
É hora de viajar muito + vezes por ano!😉
Não estou conseguindo fazer a reserva do hotel do dia 02 a 05/12/2021 no Hotel esmeralda em Natal meu plano e VIP
Olá Maria de Fátima, aqui é a Silvana da Coobrastur Turismo. Para verificar sobre a realização de suas reservas podes contatar nossa central de atendimentos. Segue os contatos 51 3018-6868, 81 3202-1404, 0300 647 4425
atendimento@coobrastur.com.br. Abraços.