Por Andy Spinelli
O Destinos Imperdíveis pousou em terras alagoanas. Confira o roteiro de 5 dias nesse paraíso chamado Maceió!
Começamos nosso tour pelo Centro Histórico na Praça dos Martírios, onde fica a Arquidiocese de Maceió e o Museu Palácio Floriano Peixoto.
Por falar no museu, ele foi inaugurado em 2006, mas o palácio que o abriga foi construído em 1893 e é a antiga sede do governo de Alagoas.
Museu Floriano Peixoto (Foto: Andy Spinelli)
De lá, partimos para o Mirante de São Gonçalo, que tem uma vista panorâmica de parte da cidade e leva esse nome em função da igreja que fica ali.
Bem próximo, fica a Escadaria Todos Pela Cidade, com mosaicos feitas pelas mãos de voluntários com sobras de azulejos de construções.
E pra fechar nosso passeio pelo centro, seguimos até a Catedral Metropolitana de Maceió, também conhecida como Nossa Senhora dos Prazeres.
Catedral Metropolitana (Foto: Andy Spinelli)
Planejada por um arquiteto francês, a construção foi iniciada em 1821, mas sua inauguração ocorreu apenas 1859.
Catedral Metropolitana (Foto: Andy Spinelli)
No meio da praia da Pajuçara, um galpão imenso reúne um enorme número de lojinhas e é parada obrigatória a todo turista que visita Maceió.
Prepare-se para encontrar uma infinidade de produtos locais que vão desde roupa produzidas em renda até pequenas lembrancinhas alagoanas.
Feira de Artesanato da Pajuçara (Foto: Andy Spinelli)
Logo ali na frente, fica outro paraíso pra quem gosta de compras: o Pavilhão do Artesanato conta com mais de 200 lojas espalhadas em 3 andares.
Por lá você encontra diversos produtos em bordado filé, bebidas e comidas típicas da região, esculturas em barro e muito mais.
Ao contrário da Feira da Pajuçara, o Pavilhão conta com estacionamento e até alguns restaurantes. Tendo tempo, visite ambas as feirinhas.
Inaugurado no início de 2020, o Truckzone ocupa uma área de 2.700 metros quadrados e já é um dos centros gourmets mais procurados da cidade.
São mais de 50 opções gastronômicas bem ecléticas em um ambiente super agradável e capacidade para mais de 700 pessoas sentadas.
Truckzone (Foto: Andy Spinelli)
Há opções como hambúrguer gourmet, um caprichado ceviche peruano, uma linguiça com vários molhos e claro, churros de sobremesa.
Toda a decoração foi pensada para deixar o ambiente ainda mais aconchegante, acolhedor e descolado. Ah e o local conta com estacionamento também.
Truckzone (Foto: Andy Spinelli)
Vale ressaltar que rola música ao vivo, em um palco bem no centro do Food Park, praticamente todos os dias da semana. É diversão na certa!
O TruckZone abre de quarta a segunda a partir das 17 horas. Não deixe esse point gastronômico de Maceió fora do seu roteiro.
Conferimos a tábua de marés, negociamos o valor do passeio com os jangadeiros e partimos no horário em que a maré estava mais baixa rumo as famosas e cobiçadas Piscinas Naturais da Pajuçara.
Antes mesmo de chegar lá, já é possível ver a maravilhosa água verde esmeralda e os enormes arrecifes de corais que dão forma as piscinas.
Piscinas Naturais da Pajuçara (Foto: Andy Spinelli)
O passeio todo dura cerca de 2 horas, tempo suficiente pra se divertir na água, fazer foto com os peixinhos e curtir o visual antes da maré subir.
Inclusive, há barcos por lá que preparam frutos do mar e vendem bebidas. Faça um lanche ou simplesmente aproveite pra curtir o belíssimo cenário.
A visita às piscinas naturais da Pajuçara é um dos programas mais antigos e tradicionais de Maceió e pode ser feito por pessoas de todas as idades.
Piscinas Naturais da Pajuçara (Foto: Andy Spinelli)
Assim que a maré sobe, os jangadeiros partem de volta rumo à cidade e aí é só relaxar, curtir o balanço do mar e o visual privilegiado da orla.
Inaugurado em abril de 2022, o Marco dos Corais fica localizado no antigo Alagoinha e é uma verdadeira praça dentro do mar.
A estrutura possui bicicletário, piso plano, diversos bancos e até uma área com grama, perfeita para relaxar na sombra dos coqueiros.
Marco dos Corais (Foto: Andy Spinelli)
Há também uma passarela de um bloco para o outro, com vista privilegiada do mar e da abundante vida marinha que habita o local.
Quando a maré está baixa, é possível ver a enorme quantidade de corais, além de pessoas caminhando até o famoso Farol da Ponta Verde.
Então, reserve pelo menos uma horinha para visitar um dos mais novos cartões postais da cidade e apreciar a orla de Maceió por outro ângulo.
O primeiro ponto que visitamos foi o I Love MCZ, que fica no bairro da Jatiúca. Ele é feito em metal e pedras e se acende durante a noite.
A pouco mais de 800 metros dali, também na Jatiúca, fica um enorme pin de localização ao lado de uma escultura do poeta Ledo Ivo.
Já na Ponta Verde, fica o ponto mais cobiçado de todos. A cadeira de praia gigante da campanha Maceió é Massa.
Cadeira Gigante da Ponta Verde (Foto: Andy Spinelli)
Logo ali na frente, já do lado da praia, ficam dois balançados bem fotogênicos com enormes coqueiros como plano de fundo.
A poucos metros dali, está o lindo Trono de Corais. Sente-se ali e registre o momento no melhor estilo rei ou rainha do mar.
Trono de Corais (Foto: Andy Spinelli)
Por fim, bem próximo ao Marco dos Corais, fica o Túnel de Bambu. Como plano de fundo, a praia da Ponta Verde e seu imponente farol.
Tunel de Bambu (Foto: Andy Spinelli)
Chegamos cedinho na Praia da Ponta Verde, subimos na jangada que por aqui é motorizada e seguimos pra conhecer as piscinas naturais.
Assim que a jangada parou, pegamos nossas câmeras e partimos pras piscinas em busca do nosso querido peixe sargento, que é praticamente onipresente.
Então, subimos o drone pra capturar a beleza desse lugar impar lá do alto. Pelas imagens, dá pra ver que aqui é bem mais tranquilo que as piscinas da Pajuçara.
Piscinas Naturais da Ponta Verde (Foto: Andy Spinelli)
Aproveitamos o voo e fomos até outro ponto famoso em Maceió: o Caminho de Moisés, que também fica na Ponta Verde e aparece na maré baixa.
Caminho de Moisés (Foto: Andy Spinelli)
Então, nossa jangada seguiu para a próxima parada: o Farol da Ponta Verde. Ficamos alguns minutos por ali contemplando e fotografando o farol.
Farol da Ponta Verde (Foto: Andy Spinelli)
Já com a maré mais alta e cerca de 2 horas e meia depois, partimos de volta rumo a terra firme pra fechar nosso passeio da manhã.
Nossa base na Barra de São Miguel foi o Praêro, um dos Beach Club mais bem conceituados de Alagoas e que conta com uma excelente infraestrutura.
Praêro (Foto: Andy Spinelli)
Por aqui, você pode curtir tanto a área interna do beach club, com playground infantil e piscina, quanto os guarda-sóis na praia mesmo.
Tudo isso de frente pra enorme barreira de corais que dá origem a várias piscinas naturais perfeitas. É certamente, um dos cenários mais lindos de Alagoas.
Barra de São Miguel (Foto: Andy Spinelli)
Aproveitamos o dia ensolarado pra fazer o exclusivo passeio de lancha, que comporta até 12 pessoas e conta com ducha, solarium, banheiro e até churrasqueira.
O roteiro inclui uma parada na Praia do Gunga, com sua vasta plantação de coqueiros, infinidade de barracas de praia e esportes náuticos pra todos os gostos.
Mirante do Gunga (Foto: Andy Spinelli)
O passeio segue para outros pontos turísticos e retorna para a Praia do Gunga pro esperado churrasco à bordo da lancha, que é preparado pelo próprio piloto.
Na volta, vale a pena conferir a música ao vivo que rola por ali, fazer algumas comprinhas nas lojinhas do beach club ou então degustar alguns drinks do cardápio.
Praêro Beach Club (Foto: Andy Spinelli)
Reserve um dia inteiro para curtir as belezas da Barra de São Miguel, aproveitar as piscinas naturais e a Praia do Gunga. Você não vai se arrepender.
Nessa viagem, nos hospedamos no novíssimo Ipioca Beach Resort, que fica em Ipioca, a aproximadamente 30 minutos do centro de Maceió.
Ipioca Beach Resort (Foto: Andy Spinelli)
Nosso apartamento comportava confortavelmente 4 pessoas e contava com cozinha completa e uma varanda enorme com vista pro boulevard.
Apartamento no Ipioca Beach Resort (Foto: Andy Spinelli)
O complexo oferece diversas piscinas, playground infantil, academia com vista pra área de lazer e até uma sala de cinema super aconchegante.
Ipioca Beach Resort (Foto: Andy Spinelli)
sso sem falar no Spa Equilíbrio Pelas Mãos, que conta com diversas opções de tratamentos para deixar seus dias ainda mais leves e agradáveis.
Enfim, o Ipioca Beach Resort alia excelente infraestrutura, ótimas opções de lazer e localização em uma das praias mais lindas de Alagoas.
E se você quiser se hospedar no Ipioca Beach Resort ou em mais de 1.900 hotéis pelo Brasil pagando bem menos, nossa dica é a Coob+.
Com eles, você paga um valor mensal e pode desfrutar desses hotéis e resorts pagando até 60% menos do que em outros sites de hospedagem. Tudo isso com café da manhã incluso.
Acesse o site www.coobmais.com.br e confira todas as opções de assinatura. Tenho certeza que alguma cabe no seu bolso.
E aí, curtiu nosso roteiro por Maceió? Esse é, sem dúvida nenhuma, um dos nossos destinos preferidos não só do nordeste, como de todo o país.
Maceió (Foto: Andy Spinelli)
Um abraço e até mais!
Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, descobriu o gosto por viajar em 2009, após fazer um curso de Planejamento Estratégico na Califórnia. De lá pra cá, transformou a vida em uma partida de War e já conquistou 31 países. Além do Destinos Imperdíveis, tem uma agência digital, a 2be!creative, e uma produtora de conteúdo de viagem, o 3em3.
BEM-VINDO AO JEITO INTELIGENTE E INOVADOR DE VIAJAR COM + ECONOMIA!
Com a Coob+, você personaliza a sua Assinatura de Hotéis com o número de diárias e de pessoas, e escolhe a categoria de hotéis que se encaixa em seu perfil de viajante.
E ainda, pode viajar uma ou mais vezes por ano com até 60% de economia comparado a sites de hospedagens, tendo à disposição + de 1.900 opções de hotéis, pousadas e resorts no Brasil e + de 500 mil hotéis no mundo.
É hora de viajar muito + vezes por ano!😉