O Pelô para os íntimos é um bairro localizado no Centro Histórico de Salvador, entre o Terreiro de Jesus e o Largo do Pelourinho, e é conhecido mundialmente pelas ladeiras, pelas igrejas barrocas e sobrados coloridos que encantam a todos os viajantes que passam por suas ruas.
Pelourinho foi declarado Patrimônio Histórico da Humanidade pelas Nações Unidas através da Unesco.
Portanto, viajar a Salvador e não conhece-lo deveria ser proibido! Rsrsrs
É o ponto turístico mais famoso da capital da Bahia, coloque na sua lista!
O arquipélago foi o primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil, criado em 06 de abril de 1983. Administrado pelo ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Abrolhos é a maior biodiversidade marinha do Brasil e do Atlântico Sul, além de possuir o maior banco de corais e mais importante berçário das baleias jubartes do Atlântico Sul.
Abrolhos é composto por cinco ilhas e formado por um complexo de chapeirões (Estruturas recifais) exclusivos desta região.
Infelizmente, o arquipélago ainda é pouco conhecido no Brasil, sendo um destino ideal para quem curte mar e vida marinha.
O Parque está localizado a cerca de 65 quilômetros da costa sul da Bahia, e os barcos saem da cidade de Caravelas.
Para quem deseja conhecer fica a dica: Não é permitido o desembarque de viajantes nas ilhas.
Durante a visitação, você fica dentro do barco ou fazendo atividades na água, como snorkel ou mergulho de cilindro.
As agências que fazem os passeios podem fazer um bate e volta ou com pernoites, que variam de 2 a 7 dias em barcos confortáveis com gastronomia deliciosa.
Um museu natural, assim podemos chamar o Centro Histórico de Salvador.
Com prédios do século XVI, Porto Naval, igrejas maravilhosas, com destaque para a Igreja Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade, com sua torre em louça de Macau e com seu interior com imagens sacras dos séculos XVI e XVII.
Outro destaque é o Marco do Descobrimento, que foi trazido de Portugal junto com as caravelas da frota.
Lembrando que tanta beleza em uma cidade só, já havia cativado os primeiros visitantes em abril de 1500!
Tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 1973 como Patrimônio Histórico Nacional, e reconhecido pela UNESCO no ano 2000 como Patrimônio Natural da Humanidade, o Centro Histórico de Porto Seguro, localizado na Cidade Histórica, leva às origens do Brasil, voltando ao período do Descobrimento.
O Parque Nacional da Chapada Diamantina é um dos mais fascinantes parques naturais Brasileiros.
O cenário é rodeado por montanhas que culminam a 1700 metros e abriga uma grande variedade de ecossistemas como Cerrado, Mata Atlântica, Campos rupestres e Caatinga, além de muitos animais como jaguatiricas, onças, mocós, veados e etc.
Para qualquer roteiro, as associações de guias presentes em todas as localidades devem ser solicitadas por razões de segurança e de proteção ao meio ambiente.
Os morros mais representativos com altitudes médias de 1450 metros se espalham pelos municípios de Palmeiras, Lençóis e Mucugê.
O monte Tabor, Calumbi, o Pai Inácio e o Morro Branco do Paty desafiam o tempo e alimentam as lendas locais.
As cidades que rodeiam o Parque, tem prédios de arquitetura colonial, lembranças vivas da riqueza do ciclo do diamante que fez do Brasil o primeiro produtor mundial no início do século vinte.
As trilhas abertas pelos garimpeiros, são percorridas hoje por amantes da natureza que curtem um bom trekking e ainda é possível encontrar velhos garimpeiros no trajeto.
Se você prefere resorts de luxo na sua viagem para a Bahia, apresentamos a Costa do Sauípe!
Pois é nesse paraíso baiano, que se concentra vários complexos de hotéis e resorts de luxo da América Latina.
Esse paraíso de belezas naturais ainda pouco explorado, está localizado no distrito de Sauípe, no Litoral Norte da Bahia, a exatamente 76 km de distância de Salvador.
A orla onde está localizada a Costa do Sauípe tem seis quilômetros de extensão, com várias paisagens distintas. Trechos de areia branquinha, com mar verde-água, outros com coqueirais que avançam pela praia, outros com mar azul-esverdeado.
Você já deve ter visto por fotografias ou na televisão, as famosas fitinhas do Bonfim não é mesmo!
Ou ainda alguém te presenteou com elas!
Pois é, na Igreja Nosso Senhor do Bonfim, templo católico que são distribuídas as coloridas fitinhas do Bonfim.
Para o povo baiano, a Igreja do Bonfim é o maior centro da fé católica, e ainda daquelas que, pelo sincretismo, têm no local o ponto máximo da religião.
As imagens de Nosso Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia vieram de Portugal para a Bahia, através do capitão da marinha portuguesa Theodozio Rodrigues de Faria.
Construída em estilo neoclássico com fachada em rococó, essa típica igreja colonial possui duas torres sineiras laterais. A Igreja chama a atenção de todos os viajantes por suas dimensões e pela posição de destaque na elevação onde foi instalada.
O Projeto Tamar fica localizado na Praia do Forte, e é um dos mais frequentados do Brasil.
São 10 mil metros quadrados de área que engloba pesquisa e centro de visitação. Sem dúvida, uma excelente opção de passeio com crianças.
O projeto oferece várias atividades, e tem piscinas e aquários espalhados por toda a área do projeto.
As melhores opções são a visita guiada e a alimentação das tartarugas. Organize-se para participar ao menos dessas duas.
Um dos ícones da capital baiana, o Farol da Barra inspira viajantes, artistas e poetas.
O Farol da Barra, ou Farol de Santo Antônio, localiza-se na Ponta de Santo Antônio, em Salvador.
O farol primitivo foi o segundo existente em todo o continente americano, antecedido somente pelo farol do antigo Palácio de Friburgo no Recife.
A torre de 1839 em alvenaria, tem 22 metros de altura e foi pintada com bandas pretas e brancas.
O diário de bordo do corsário inglês William Dampier, em 1699, relata:
“A entrada da Baía de Todos os Santos é defendida pelo imponente Forte de Santo Antônio, cujos lampiões acesos e suspensos para orientação dos navios, vimos de noite.”
Dos romances de Jorge Amado aos surfistas de Itacaré. Do azul do mar ao verde da mais rica reserva de Mata Atlântica do Brasil. História e natureza se misturam nessa região linda da Bahia.
O destino encanta pelas paisagens e pela opulência dos anos áureos do chamado “ouro negro”.
A arquitetura preserva o casario colonial dos séculos XVIII e XIX, em ruas calçadas de pedras, igrejas e casarões antigos, parte importante da História Nacional.
Reduto de belezas naturais, rios margeados por fazendas de cacau, praias intocadas, de vastos coqueirais e densos manguezais.
Passeio imperdível para quem se hospedar ou estar próximo das seguintes cidades:
Ilhéus, Itacaré, Ipiaú, Maraú, Una, Canavieiras, Itabuna, Uruçuca, Santa Luzia, Pau Brasil e São José da Vitória.
O Elevador Lacerda é um dos principais pontos turísticos e cartão-postal de Salvador.
Do alto de suas torres, descortina-se a vista para a Baía de Todos-os-Santos, o Mercado Modelo e, ao fundo, o Forte de São Marcelo.
É o primeiro elevador urbano do mundo, e em Salvador é um sistema comum de transporte público.
Vamos te explicar:
O Elevador faz o transporte de moradores e viajantes entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta.
Em 8 de dezembro de 1873, quando a primeira torre foi inaugurada, era o elevador mais alto do mundo, com 63 metros. A estrutura atual, de 1930, tem 72 metros de altura.
O elevador mais famoso da Bahia chega a transportar 900 mil passageiros por mês!
BEM-VINDO AO JEITO INTELIGENTE E INOVADOR DE VIAJAR COM + ECONOMIA!
Com a Coob+, você personaliza a sua Assinatura de Hotéis com o número de diárias e de pessoas, e escolhe a categoria de hotéis que se encaixa em seu perfil de viajante.
E ainda, pode viajar uma ou mais vezes por ano com até 60% de economia comparado a sites de hospedagens, tendo à disposição + de 1.900 opções de hotéis, pousadas e resorts no Brasil e + de 500 mil hotéis no mundo.
É hora de viajar muito + vezes por ano!😉