Ipojuca: o paraíso pernambucano

O nome Ipojuca pode ter soado estranho para você no primeiro momento, mas vai ficar claro. Ele vem da palavra tupi guarani “Iapajuque”, que significa água escura. Mas, ao contrário disso, as águas das praias desse paraíso Pernambucano são claras – só que o Rio Ipojuca, que corta Pernambuco, tem águas escuras. 

Vamos deixar mais claro para você: é onde fica a praia de Porto de Galinhas. Já identificou, não é mesmo?  Ipojuca é “dona” de uma das rotas turísticas mais famosas do nordeste brasileiro. E é sobre esse destino pernambucano que você vai saber mais. 

Claro, as praias!

Vamos começar por Porto de Galinhas, a mais conhecida e visitada. Ela fica em frente ao centro da vila, que é de onde saem os barcos com destino às piscinas naturais. Elas são formadas por acúmulos de areia e isso deixa a temperatura da água bastante confortável.

Se o foco é surf, tanto para a prática quanto para assistir, a Praia de Maracaípe é uma opção. Com ondas que podem chegar a até 2 metros de altura, ela também conta com boa infraestrutura de barracas e quiosques.

Caso você esteja em família ou em um grupo com crianças, a Praia do Muro Alto é uma ótima opção. Quase sem ondas, ela é perfeita para velejar ou andar de caiaque.

A Praia do Toquinho tem um espetáculo particular, que é o encontro do mar com o Rio Sirinhaém. De lá você pode fazer um passeio de lancha até a Ilha de Santo Aleixo, um dos pontos turísticos de Ipojuca. A ilha é ideal para a prática de mergulho.

Projeto Hippocampus e ONG Ecoassociados

O objetivo desses dois destinos é a preservação da vida animal, com espécies da região que estão em extinção. O Projeto Hippocampus trabalha com foco nos cavalos-marinhos. Já a ONG Ecoassociados cuida das tartarugas marinhas.

Vale a pena visitar os dois locais para conhecer e apoiar a causa, mas, principalmente, se estiver com crianças – ou se for o tipo de pessoa que ama a vida marinha!

Onde comer?

A culinária local tem um toque caiçara, com frutos do mar como apresentação principal. Uma dica  é provar o peixe na telha ao molho de pitanga, o arroz de polvo, os petiscos de berbigão e o filé de pescada ao molho de uvas.

Mas você também pode optar, claro, pelos pratos mais tradicionais, como lagosta, caranguejo e camarão.

Quando ir para Ipojuca?

Bom, você já deve ter ouvido que em Pernambuco faz calor o ano inteiro. Realmente, essa é uma verdade! Mas, há quem diga que a partir do início da primavera até novembro é a época ideal. Ainda não é temporada e as chuvas diminuem. 

No inverno costuma chover bastante em Pernambuco. E a partir de dezembro… Temporada combina com sol, muita gente e calor!

A COOBRASTUR tem a hospedagem ideal para que a sua viagem para Ipojuca não fique na história e seja inesquecível. 

Clique aqui e faça agora mesmo a sua Assinatura de Viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *