Fizemos um Rolê na Serra Gaúcha

Todo dia um rolê diferente!
É assim com Gabi e Cesar do Fizemos um Rolê.

Convidamos esse casal super simpático para rolezarem por um semana em Gramado e Canela e o roteiro está imperdível!

Confira aqui o roteiro com histórias, curiosidades e dicas de Gramado e Canela!

Rua Torta

História da Rua:
Um charme de Gramado, as suas curvas sinuosas e forma tortuosa foram inspiradas na irmã nórdica “Lombard Street”, uma das ruas mais famosas da Califórnia. A Lombard Street foi idealizado em 1922 pelo proprietário Cal Henry com a finalidade de eliminar os 27 degraus que desciam a colina e de possibilitar o trafego de automóveis pela via.

O mesmo ocorreu em Gramado, e a rua Emílio Sorgetz – esse é o seu nome oficial – foi totalmente refeita em um projeto de revitalização da cidade. Idealizada por arquitetos da Prefeitura Municipal de Gramado, liga a rua Ângelo Bisol com a Avenida Borges de Medeiros, bem em frente da Praça das Etnias.

Curiosidade:
A “Rua Torta” foi originalmente batizada como “Ladeira Florida”, e só depois ficou conhecida como Rua Torta de Gramado. Com 110 m de extensão, é um dos pontos mais fotografados da cidade.

Dica Coobrastur:

  • Vá bem cedo pra evitar aglomerações e aproveitar a luz favorável da manhã;
  • Faça suas fotos do alto da ladeira, com a câmera direcionada para o fim da descida.

.

Praça das Etnias

História da praça:
A Praça das Etnias reúne uma série de atrativos, então, vale a pena reservar algumas horas para passear lá. No espaço, foi reproduzido três casas charmosas que representam os povos que colonizaram a região. Uma casa com arquitetura italiana, uma alemã e outra portuguesa. No local, também foi construída uma linda casa de pedra.

Curiosidade:
Na praça, também há um anjo de vidro, criado pela empresa Cristais de Gramado, como uma homenagem ao Natal Luz.

Dica Coobrastur: 

  • Faça muitas fotos dos canteiros que estão sempre impecáveis, tomados por flores multi coloridas;
  • Aproveite para comprar pães e cucas que saem quentinhos dos fornos de barro onde são feitos pelos moradores da área rural de Gramado.

.

.

A Fabulosa Loja de Chocolates Caracol

História da loja:
Com cenários que perecem ter saído dos contos de fadas, a visita à loja é um programa imperdível para ser feito em família. A Fabulosa Loja de Chocolates Caracol funciona na modalidade percurso, em que o visitante vai conhecendo cada um dos seis ambientes distribuídos em 288m² onde estão os personagens Soldado Chocolito, a Bailarina Cacau e ao Urso Caramelo.

Curiosidade:
Com 35 anos de história é uma das precursoras na fabricação de chocolates caseiros na Serra Gaúcha, a Caracol Chocolates decidiu inovar em um ponto nobre da principal avenida da cidade, a Borges de Medeiros, e abriu uma loja com forte apelo lúdico, em que três personagens atuam como astros e inspiração para decoração e produtos.

Dica Coobrastur: 

  • Visite também o Reino do Chocolate, onde você fará uma volta no tempo e passará por lugares nunca vistos, florestas virgens, um encontro com os antepassados. Além disso, você verá as sementes brotarem e os frutos ampliarem as expectativas de um povo honrando a origem e a nobreza do chocolate. O cacaueiro e sua preciosa fruta brindaram o homem com esta iguaria de nobreza sem igual que é o chocolate.

 

.

Igreja Matriz São Pedro

História da igreja:
Bem no coração da cidade, está a Igreja Matriz São Pedro. A construção foi inspirada no estilo arquitetônico romano e chama a atenção por sua beleza!
A história mostra que a iniciativa de edificar esta obra – originalmente uma capela de madeira – foi do Arcebispo D. João Becker, em 1917. Muitos anos depois, em 1943, começou a construção da igreja que vemos hoje, formada por 78 mil pedras basálticas e imensos vitrais sacros que foram pintados pelo artista alemão Pedro Dobmeier e que mostram as passagens da vida do apóstolo Pedro ao lado de Jesus Cristo.

Curiosidade:
O sino feito de bronze, aço e estanho pesa 1.000 quilos e em 2009 ele foi sistematizado eletronicamente. A igreja tem uma altura de 860 metros, sendo que a torre tem 46 metros.

Dica Coobrastur: 

  • A igreja abre diariamente das 7h30min às 21 horas;
  • Na Páscoa e no Natal costuma receber decoração temática religiosa.

.

.

Termômetro da Igreja Matriz

História do relógio:
Eles são uma atração a parte no Centro de Gramado. Os relógios suíços com termômetros localizados na Avenida Borges de Medeiros costumam servir de cenário para milhares de fotos, principalmente quando as temperaturas caem e se aproximam de zero. Os turistas e até mesmo quem mora na cidade, dá uma paradinha para conferir a temperatura e é claro, fazer uma foto.

Curiosidade:
Para garantir que as informações de hora e temperatura estejam corretas, foi realizado recentemente um trabalho de manutenção envolvendo os sete relógios e termômetros, suas estruturas de madeira, vidraria e tubos. Os relógios possuem alta tecnologia e utilizam algumas peças importadas, por isso, é um trabalho minucioso que exige muitos cuidados.

Dica Coobrastur: 

  • Tire fotos ao lado dos relógios, sem dúvida, suas fotos vão fazer sucesso com eles no cenário;
  • Se vier no inverno, tente registrar as temperaturas negativas; E se vier no verão elas podem oscilar entre 10° e mais de 30°. Acredite, você pode pegar as 4 estações em uma semana!

.

.

Palácio dos Festivais

História do palácio:
Antigamente chamado de Cine Embaixador, o Palácio dos Festivais sedia há 45 anos um dos maiores eventos do cinema do Brasil e latino.

Curiosidade:
Com detalhes em madeira incluindo o Kikito, a fachada do Palácio dos Festivais é em alvenaria e de estilo colonial. O espaço tem capacidade para receber 1.100 pessoas e conta com uma programação semanal de filmes em exibição.
Eventos privados como palestras, e espetáculos famosos do Natal Luz, Korvatunturi e  Snowland já marcaram presença aqui.

Dica Coobrastur: 

  • Em frente ao Palácio dos Festivais foi criada o Caminho das Estrelas, fazendo uma alusão a famosa Calçada da Fama de Hollywood. No Caminho das Estrelas estão gravadas as mãos de alguns artistas brasileiros. Vale a pena conferir em uma breve caminhada!

.

.

Rua Coberta

História da rua:
Localizada bem no centro da cidade, é um espaço que reúne restaurantes, cafeterias e lojas. É palco de diversas apresentações culturais e de muitos eventos, incluindo o Festival de Cinema – quando um imenso tapete vermelho é estendido por toda sua extensão.
Durante o Natal Luz, a Rua Coberta ganha uma decoração especial, e a temporada de Páscoa e o Festival de Gastronomia também são realizados nela.

Curiosidade:
Originalmente chamada de Rua Madre Verônica, ela foi repaginada há alguns anos, quando foi coberta com uma estrutura de acrílico e a passagem de carros foi impedida, dando lugar a bancos para descanso e também, a estrutura dos restaurantes e cafés.

Dica Coobrastur: 

  • Visite as lojas que geralmente ficam abertas até as 19h (Temporada de Inverno e Natal até 21h), escolha um restaurante do seu agrado e desfrute de um bom vinho com todo o charme que a Rua Coberta proporciona.

.

.

Avenida Borges de Medeiros

História da rua:
Muitas pessoas ouvem falar o tempo todo na Borges de Medeiros, quando o assunto é Gramado. A rua principal da cidade é, por si só, uma grande atração.
A avenida Borges de Medeiros é um shopping a céu aberto. É uma importante via, onde acontecem muitos eventos e nela, se localizam boa parte das atrações, lojas e restaurantes.

Curiosidade:
Atrações importantes estão nessa rua como: o Palácio dos Festivais,  Igreja São Pedro, a Casa do Colono e as deliciosas lojas de chocolates.

Dica Coobrastur: 

  • Numa breve caminhada você percorre toda a rua, as lojas são lindas, a arquitetura maravilhosa e conta muitos bistrôs para você degustar a gastronomia local.

.

.

Igreja do Relógio

História da igreja:
Templo construído em 1961 é carinhosamente chamado de Igreja do Relógio é um dos cartões postais de Gramado.

Curiosidade:
A principal atração da igreja é o sino, que foi fundido em 1826 na Alemanha, e os relógios em 1954, que podem ser admirados no topo da torre que possui quatro faces. A igreja pode ser visitada diariamente das 14h às 18h, com entrada livre.

Dica Coobrastur: 

  • Na época da floração das hortênsias tire muitas fotos para registrar sua visita.

.

.

Curtiu dar esse rolê com o Fizemos o Rolê?
Se sim, então curta nossas redes sociais @coobrastur @gocoobrastur e acompanhe muitas dicas de viagens!!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *