Como planejar sua viagem de férias perfeita

Para muitas pessoas, viajar é mais que um descanso, é um sonho. Cada novo destino revela segredos que vão se tornar experiências inesquecíveis. E você já parou para pensar que a sua viagem começa muito antes de colocar o pé na estrada?

Primeiro, você precisa mergulhar na pesquisa para definir o próximo roteiro de viagem. Ler blogs, consultar amigos e pesquisar sobre o lugar já marcam o início das férias perfeitas.

Mas o planejamento de viagem também pode acabar se tornando um grande desafio. E, se você não sabe por onde começar, o sonho vira um verdadeiro pesadelo.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a planejar suas próximas férias. São etapas simples e fáceis de cumprir para você se organizar e evitar imprevistos. Confira!

Planejamento de viagem

O primeiro passo é entender que o planejamento envolve organizar e preparar todos os aspectos da sua viagem. Quer ver só? Mais do que escolher o destino, você pode aproveitar para definir como vai chegar até esse lugar (carro, avião, ônibus), que atividades quer fazer lá, quais restaurantes vai conhecer e, até, quanto pretende gastar.

Como você pode ver, planejar é um conjunto de etapas e decisões tomadas antecipadamente para garantir uma experiência mais tranquila, agradável e, principalmente, sem surpresas desagradáveis.

1. Definindo seu roteiro de viagem

Definindo seu roteiro de viagem

Essa é uma das partes mais gostosas e mais importantes. O roteiro escolhido vai influenciar todas as outras etapas do planejamento.

Todo roteiro reserva surpresas maravilhosas, mas decidir quais experiências vão fazer das suas férias uma viagem inesquecível depende muito do seu gosto. O ideal é conversar com todos que vão viajar com você e tentar encontrar um lugar que atenda as expectativas de todos.

Como assim? Para começar, você precisa definir se essa é uma viagem nacional ou internacional. Há destinos incríveis esperando para serem explorados, mas nem todos vão te deixar feliz.

Assim como algumas famílias gostam mais de um descanso no campo, há quem procure esportes radicais ou baladas para virar a noite. Tudo isso deve ser considerado para garantir que a viagem vai agradar a todos.

Por isso, vale a pena mergulhar na pesquisa. Leia blogs (aqui você encontra várias dicas de roteiros), veja depoimentos de outras pessoas, assista canais de viagem no YouTube e por aí vai. Aproveite essa etapa para se divertir e avaliar todas as possibilidades.

2. Definindo o meio de transporte

Definindo o meio de transporte

Agora que você já escolheu o destino de férias, é hora de avaliar as possibilidades e escolher o melhor meio de locomoção. Para te ajudar, confira os prós e contras das principais opções:

  • Carro: um dos principais pontos positivos é a flexibilidade que oferece. Você pode planejar sua própria rota, fazer paradas quando quiser e explorar áreas remotas que não são acessíveis por transporte público. Além disso, viajar de carro é conveniente, pois você pode levar toda a bagagem que quiser e não precisa se preocupar com horários rígidos de transporte.
    Por outro lado, é preciso considerar os custos com combustível, pedágios, manutenção do veículo e possíveis custos de estacionamento.
  • Ônibus: para viagens a dois, a passagem de ônibus é, normalmente, mais econômica. Outra vantagem é a conveniência de não precisar dirigir. Você pode relaxar, ler um livro, usar o celular ou até mesmo dormir durante a viagem.
    Porém, o tempo de viagem pode ser mais longo, e você precisa seguir os horários e itinerários pré-determinados pela empresa de ônibus.
  • Avião: velocidade e eficiência são as principais vantagens do transporte aéreo. No entanto, o custo da passagem pode ser um impeditivo. Se o destino escolhido só pode ser acessado por via aérea, vale ficar de olho nas promoções.
    Outro problema é a limitação de bagagem. Se você optar por essa modalidade de transporte, confira o tamanho e peso da bagagem incluso na sua passagem. Se precisar adquirir bagagem extra, tente comprar antecipadamente.

3. Conferindo a documentação

Essa é uma etapa muito importante, mas muita gente esquece ou deixa para a última hora. Se sua viagem for internacional, deixar para a última hora pode frustrar seus planos!

É que obter um passaporte pode ser um processo demorado, sem falar nas filas de espera e processos burocráticos para obtenção de vistos. Ao definir um roteiro internacional, confira a validade do seu passaporte e dê entrada no visto (quando necessário) antes mesmo de adquirir sua passagem.

  • Confira se seu passaporte é válido (ele não pode vencer enquanto você estiver fora do país);
  • Confira se o destino exige visto de entrada;
  • Confira se você tem a carteira de vacinação internacional com todas as vacinas exigidas;
  • Confira se seu cartão de crédito permite compras internacionais;
  • Faça um seguro viagem.

Quem viaja com os filhos precisa redobrar a atenção nesta etapa. Em caso de viagens internacionais, crianças com menos de 17 anos podem precisar da autorização dos pais:

  • Se a criança ou o adolescente for viajar desacompanhado, ou na companhia de terceiros, ambos os pais devem autorizar.
  • Se a viagem for com apenas um dos genitores, o outro precisa autorizar.

Agora, se você decidiu viajar pelo Brasil, também precisa ficar atento aos documentos importantes:

  • Documento de identidade;
  • Documento do plano de saúde (ou seguro viagem);
  • Carteira de motorista (se for de carro ou pretende alugar um veículo);
  • Receita médica para remédios de uso contínuo.

4. Definindo o orçamento da viagem

Definindo o orçamento da viagem

Agora que os principais detalhes estão decididos, é hora de avaliar o orçamento (la plata). Essa fase vai te ajudar a definir o tempo de duração da sua viagem, as atividades que você pode fazer no destino, entre outras coisas.

Aqui, você deve considerar o custo da viagem dos sonhos e fazer os ajustes necessários para que ela caiba no orçamento. Por exemplo, queria ficar 15 dias, mas percebeu que não vai dar para fazer aquele mergulho entre os corais? Reduza a viagem para 13 dias e aproveite para viver mais essa experiência.

Veja o que você deve considerar para estimar o custo da viagem:

  • Meio de transporte: valor da passagem, translado, combustível, etc.
  • Acomodação.
  • Custo de cada passeio que pretende fazer.
  • Custo de entrada dos museus, festivais, baladas, etc.
  • Custo das refeições diárias.
  • Custo com aluguel de carro, estacionamento, lembrancinhas, etc.
  • Reserva para imprevistos.

A dica é escrever tudo no papel ou na planilha. Isso vai permitir que você veja as opções e decida onde economizar e onde gastar um pouco mais. E o melhor de tudo, ter um orçamento definido vai te ajudar a completar o restante do planejamento.

5. Reserve sua hospedagem

Escolher sua hospedagem é crucial para uma viagem de sucesso. Afinal, esse é o lugar em que você vai descansar e curtir os dias bem longe da rotina de casa. Entre as principais opções disponíveis, você precisa pensar o que se encaixa melhor no passeio: hotéis, pousadas ou resorts.

Sua escolha vai impactar diretamente o orçamento da viagem. Mas se você é assinante COOB+, não precisa se preocupar com isso!

Todos os planos da COOB+ cobrem 100% das diárias com café da manhã. São mais de 1.900 opções de hotéis, pousadas e resorts em todo o Brasil e mais de 500 mil no exterior (confira aqui), e você pode fazer sua reserva pelo site.

Prontinho. Com tudo planejado, é só começar a contagem regressiva para curtir as melhores férias da sua vida.

Boas férias!