Belo Horizonte: pontos históricos e culturais

Esse é um dos destinos mais fáceis de se localizar. Isso porque a maioria dos pontos turísticos ficam próximos uns aos outros. Estão em regiões bem definidas, fáceis de encontrar. Hoje você vai marcar no seu mapa os pontos históricos e culturais de Belo Horizonte.

Afinal, o Brasil é repleto de história e cultura espalhados pelas mais diversas esquinas, encostas, paredes e construções. E nem só de praia vivem os seres humanos – risos.

Os museus

Confira um pouco da história mineira através de seus museus repletos de objetos e detalhes.

  • Museu de Artes e Ofícios

A estação de trem foi tomada por um belíssimo tributo aos trabalhadores do período pré-industrial brasileiro. São áreas dedicadas à cerâmica, mineração, comércio, têxtil e ourivesaria (objetos trabalhados pelos ourives).

O local também guarda instrumentos e utensílios originais datados entre os séculos XVIII e XX, além da própria história. Confira mais informações pelo site

  • Museu Histórico Abílio Barreto

O local conta a história de BH por meio de mais de 70 mil objetos das áreas de arqueologia, artes visuais, biblioteconomia, ciência e tecnologia. O museu foi projetado por Juscelino Kubitschek, quando prefeito da cidade.

Em crescimento constante, o acervo tem itens como gramofone, fragmentos de construções antigas e objetos da época da escravidão. Confira mais informações através do site da prefeitura.  

  • Museu de Ciências Naturais Puc Minas

Com um acervo enorme de dinossauros, além de anfíbios, répteis, aves e mamíferos, o museu é uma ótima opção principalmente se você estiver com crianças. Confira mais informações pelo site

Lagoa da Pampulha

Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2016, o Conjunto Arquitetônico da Lagoa da Pampulha tem 18 km. Você pode fazer o trajeto a pé ou de bicicleta e pegar o carro para percorrer os percursos mais longos.

As principais atrações desse local são a Igrejinha de São Francisco de Assis, a Casa Kubitschek, a Casa do Baile e o MAP – Museu de Arte da Pampulha. 

Tire um dia para esse passeio, vale a pena e assim, você consegue visitar todos os locais e ainda ver o pôr do sol. E não se preocupe, o lugar é repleto de restaurantes em volta.

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Esse é o passeio mais longo, que talvez você precise de dois dias para fazer tudo com tranquilidade. Isso porque o circuito é repleto de arte e conhecimento. Mas, claro, também pode escolher lugares específicos.

A Praça da Liberdade é o elo entre o Centro Cultural Banco do Brasil, o Memorial Minas Gerais, o Museu das Minas e do Metal, o Espaço do Conhecimento da UFMG e a Casa FIAT de Cultura. Você pode querer incluir o Palácio da Liberdade e o Edifício Niemeyer. 

Próximo à praça você também pode conhecer o Parque Municipal Américo Reneé Giannetti, a Catedral Nossa Senhora de Boa Viagem, o Palácio das Artes e o já citado Museu das Artes e Ofícios. 

Na hora do almoço, não tenha dúvida:vá para o Mercado Central. É onde você poderá provar as delícias mineiras e levar alguns para casa. 

Faça agora mesmo a sua Assinatura de Viagem COOBRASTUR e conheça os mais de 30 hotéis para você se hospedar e aproveitar ao máximo a sua estadia em BH.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *