6 destinos imperdíveis para viajar no inverno

Oficialmente, o inverno chegou! Desde o último dia 21, a estação mais fria do ano vem baixando as temperaturas, mas sabe o que só aumenta? A nossa vontade de fazer você viajar cada vez mais.

E, quando falamos do charme do inverno e das tendências da estação, logo lembramos de Gramado e da Serra Gaúcha, não é mesmo? Para esse destino, temos uma matéria especial, com dicas de roteiros e hotéis para ficar na região. Clique aqui.

Mas se você já conhece a Serra Gaúcha ou quer descobrir novos destinos para curtir o frio, segue com a gente, pois temos 6 sugestões de viagens para aproveitar o melhor da estação. Confira:

 

Campos do Jordão – São Paulo

Cerca de 172km da capital paulista, Campos do Jordão é um dos destinos mais famosos de inverno do Brasil. Com alguns traços que até lembram a Serra Gaúcha, essa dica, com toda certeza, tem que estar em seu próximo roteiro de viagem.

Localizada na Serra da Mantiqueira, a cidade é a mais alta do Brasil, atingindo os incríveis 1628 metros de altitude, o que colabora, e muito, para o clima sempre ameno.

Serra da Mantiqueira. Créditos: Marco Ankosqui – MTUR

Cercada por florestas de pinheiros e montanhas, Campos do Jordão oferece paisagens de desconexão únicas, rendendo, além de boas fotos, um contato mais próximo com a natureza. Com cerca de 100 trilhas, os amantes de ecoturismo e os aventureiros de plantão podem praticar rapel com guias da região.

Já na cidade, a geometria triangular ou cônica dos telhados, junto do uso de madeira e tijolos à vista, refletem o estilo europeu na arquitetura, o que, unido ao clima peculiar, confere a Campos do Jordão o título mais do que merecido de “Suíça brasileira”.

Campos do Jordão – Créditos: Marco Ankosqui – MTUR

Dica: os meses de junho, julho e agosto tendem a ser os mais frios, sendo a alta temporada da cidade. Especificamente no mês de julho, acontece o Festival de Inverno, considerado o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, que em 2023, está na sua 53ª edição.

E na cidade, recomendamos o Castelo Nacional Inn, um hotel aconchegante, ao lado dos melhores restaurantes de Campos do Jordão.

Castelo Nacional Inn – Campos do Jordão

 

Diamantina – Minas Gerais

Uma verdadeira joia de Minas Gerais, não é à toa que a cidade tem esse nome. Durante o século XVIII, a região era o maior centro de extração de diamantes do mundo ocidental, trazendo os grandes aristocratas da época e seus enormes casarões coloniais que são pontos turísticos até hoje.

Ao chegar na cidade, a imersão na cultura é instantânea, principalmente no Centro Histórico, onde ruas de pedra te guiam por verdadeiras obras arquitetônicas de um século distante. Outros pontos altos são as centenárias igrejas e catedrais, onde a beleza é formada pela simplicidade e imponência.

Para quem ama história e cenários bucólicos, essa é uma viagem imperdível, principalmente entre os meses de abril e outubro, época em que os eventos de Vesperatas trazem concertos noturnos bem ecléticos e um show à parte de gastronomia.

Curiosidade: em 1999, Diamantina recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO devido ao seu acervo cultural do período colonial.

Em visita a Diamantina, principalmente na época do frio, não deixe de conhecer a Pousada Capim Limão, um aconchegante refúgio de férias a 500 metros do centro histórico da cidade.

Pousada Capim Limão – Diamantina/MG

 

Pirenópolis – Goiás

Distante 160km de Brasília e 130 da capital goiana, Pirenópolis possui o maior número de unidades de conservação de natureza do estado, e seu centro foi tombado como patrimônio histórico. Já deu pra perceber que nesse destino, história e belezas naturais caminham bem juntinhas, né?

E se, por si só, esses atributos rendem uma viagem inesquecível, imagine acrescentar o melhor da gastronomia regional, que aliás, combina muito bem com o friozinho do inverno.

Para começar o dia com esse famoso sabor de Goiás, recomendamos a Fazenda Babilônia, um dos patrimônios históricos da região que oferece uma farta gastronomia colonial, sendo mais de 40 itens produzidos com o cultivo da própria fazenda.

Após o café da manhã, você já pode incluir imperdíveis visitas às cachoeiras da região, já que são mais de 80 opções, desde as mais tranquilas até as que exigem uma aventura a mais.

Reserve um tempo no final da tarde para um romântico pôr do sol de uma vista privilegiada. No Parque Estadual da Serra dos Pirineus, você encontrará um pico com vista de 360º das montanhas e da cidade, que ficam muito bem à luz do amarelo dourado do crepúsculo na região.

Aqui, a dica especial de hospedagem fica por conta dos Chalés Terraviva e sua bela vista das serras do interior de Goiás. Imperdível!

E continuando com o sabor tradicional de Goiás, na Rua do Lazer, festas, shows e, claro, gastronomia estão garantidos. E o melhor: em casas de época e ruas iluminadas por postes de luzes amarelas, o que traz um clima ainda mais romântico para uma noite à dois.

 

Petrópolis – Rio de Janeiro

Pertinho da capital, cerca de 70km do Rio de Janeiro, essa cidade surpreende para uma viagem de inverno. Durante a estação, as chuvas são raras o frio tende a ser um pouco mais rigoroso, o que pode se intensificar pelo fato de a cidade ser extremamente arborizada.

Apelidada carinhosamente de Cidade Imperial, Petrópolis era morada de verão da Família Real Brasileira no século XIX, já que a família buscava fugir do calor e aproveitar um clima mais ameno.

Tal fato trouxe à cidade icônicas construções e prédios históricos, incluindo o Palácio Imperial, que hoje, destinado a museu, conta com visitações, e você poderá conhecer o mobiliário, obras de artes e objetos pessoais dessa família. O jardim do palácio é um dos pontos altos do passeio, principalmente para o café da tarde, já que existe uma cafeteria recheada de delícias no local.

E se você gosta de história e quer ir mais a fundo, saiba que a Catedral de São Pedro de Alcântara, além de ser a maior da cidade e encantar com seu estilo gótico marcado através de pinturas, vitrais e esculturas, ainda é o Mausoléu da Família Imperial, estando dom Pedro II, dona Teresa Cristina, Princesa Isabel e Conde D’Eu sepultados no local.

Catedral São Pedro de Alcântara

Curiosidade extra: na cidade, você ainda poderá visitar o Museu Casa de Santos Dumont, uma pitoresca residência de 1918, com documentos, pertences e as últimas criações do inventor brasileiro.

Museu Casa de Santos Dumont

Ah, e se ecoturismo for o seu forte, saiba que Petrópolis ainda conta com mais de 200 trilhas, desde as fáceis até as mais elaboradas para aventureiros experientes.

E, depois de aproveitar muito o destino, a Pousada Wood House, em Itaipava-RJ, é a sua parada certa. Espaços amplos, acomodações aconchegantes e o silencio da natureza marcam essa sugestão especial.

Pousada Wood House

 

Foz do Iguaçu – Paraná

Agora, se você for dos viajantes que não abrem mão de paisagens de tirar o fôlego, essa dica fará a diferença sua próxima viagem.

Localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, a cidade de pouco mais de 250 mil habitantes surpreende no quesito belezas naturais.

É em Foz que você encontrará as famosas Cataratas do Iguaçu,  uma das 7 maravilhas naturais do mundo. São 275 quedas d’água de, em média, 65 metros de altura, e mil e quinhentos metros cúbicos de água caindo por segundo, em uma largura de aproximadamente 2.780 metros.

 

Além de uma visita inesquecível e boas fotos, no Parque Nacional do Iguaçu ainda é possível se aventurar em opções como rafting, rapel, escalada em rocha e passeios de barco em meio às quedas.

E com tanta natureza ao redor, não podemos deixar de citar o Parque das Aves, um lugar com 17 hectares de mata nativa, que abriga mais de 1.500 aves de 140 espécies diferentes, sendo 90% delas de Mata Atlântica. O parque ainda conta com um borboletário e trilhas, que oferecem muito contato com os animais.

Foz do Iguaçu reserva experiências mais do que sensacionais, e a sua hospedagem no destino deve estar à altura, né? Por isso, na cidade, conheça o Eco Cataratas Resort by San Jaun, com amplas acomodações e uma gigantesca piscina com vista para a natureza.

 

Monte Verde – Minas Gerais

Se você chegou até aqui e achou que esqueceríamos dos tradicionais chocolates e fondues que o inverno pede, saiba que você está muito enganado.

Em Monte Verde, principalmente no charmoso centrinho, você encontrará cafés, restaurantes, barzinhos e docerias, além do famoso termômetro, que sempre rende boas fotos com as baixas temperaturas.

Esse passeio pelo centro ficará ainda melhor depois de fazer as trilhas da região, já que a cidade fica localizada na Serra da Mantiqueira. Indicamos a trilha da Pedra Redonda, que tem dificuldade de fácil a moderado.

Ainda, é possível conhecer 2 tradicionais fábricas de chocolates – A Gressoney e Chocolateria Monte Verde – trazendo mais sabor a sua viagem.

E, apesar das temperaturas baixarem bem no inverno, saiba que em Monte Verde, ainda dá pra ficar mais frio… basta visitar a pista de patinação e o ice bar, dois dos atrativos mais procurados da cidade.

Na cidade, o tradicional Áustria Hotel te espera de portas abertas para uma estadia espetacular, marcada pelo conforto e pela qualidade que é marca registrada do hotel.

Áustria Hotel

A Coob+

Caso tenha ficado indeciso com nossas dicas, a sua melhor opção é a nossa Assinaturas de Hotéis.

Assim, você poderá viajar mais vezes ao ano e conhecer cada um dos destinos que citamos, além de mais de 1.900 hotéis, pousadas e resorts no Brasil e 500 mil hotéis no mundo.

E o melhor: com até 60% de economia comparado a sites de hospedagem e café da manhã incluso em destinos nacionais.

Acesse www.coobmais.com.br e conheça todos os benefícios que preparamos para você.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *