Enoturismo no Brasil: as 4 rotas que você precisa conhecer

O conceito de enoturismo tem ganhado cada vez mais notoriedade, e com planejamento, é possível fazer uma viagem econômica no Brasil sem transtornos e dores de cabeça. Saiba mais e veja como se planejar com o auxílio de uma plataforma de viagens.

O enoturismo nada mais é que um segmento do turismo que engloba atividades voltadas a passeios em vinícolas, com direito a visitas guiadas aos vinhedos, instalações de produção da bebida, salas de degustação e muito mais.

Enoturismo no Brasil: por que vale a pena se aventurar nesse segmento do turismo?

Nosso país, por um lado, nunca teve um movimento muito forte de consumo de vinhos, tendo em vista o clima tropical e os costumes culturais. Por outro lado, o interesse pela bebida tem aumentado consideravelmente nos últimos tempos.

Isso fez com que cada vez mais pessoas se interessassem pelo enoturismo, o que vale muito a pena, já que os viajantes podem ter contato com informações únicas, curiosidades, lindas paisagens e, claro, muita degustação de vinho!

Mas, afinal, como fazer enoturismo? E é possível conhecer os vinhedos de forma mais econômica?

4 rotas de enoturismo para conhecer


1 – Vale dos Vinhedos

A região do Vale dos Vinhedos fica na Serra Gaúcha. Aliás, a maioria dos destinos de enoturismo estão no Sul, por isso, os interessados em vinhos acabam visando mais essa região.

Além da belíssima paisagem, o Vale dos Vinhedos chega a ser comparado com algumas regiões da Europa, tamanha notoriedade quando o assunto é produção de vinhos.

2 – Planalto Catarinense

Ainda na região Sul, porém em Santa Catarina, é possível conhecer o Planalto Catarinense, famoso por ter uma das maiores altitudes de vinicultura do Brasil (chegando a 1.350 metros acima do mar). Na região, a temperatura é ideal para o cultivo de uvas de diversas qualidades.

Além de contar com vinhedos que oferecem opções de passeios, os visitantes também podem se deliciar com a gastronomia sulista e celebrar as baixas temperaturas locais de forma aconchegante, apreciando um bom vinho.

3 – Vale do São Francisco

Destino de viagem surpreendente dentro do enoturismo é o Vale do São Francisco, e isso porque está localizado na região Nordeste. O clima quente e a alta incidência solar permitem o cultivo de uvas específicas, regadas de forma controlada com as águas do rio São Francisco (que dá nome ao Vale).

O Vale do São Francisco está, especificamente, localizado entre os estados de Pernambuco e Bahia, sendo uma parada obrigatória para quem viaja até o Nordeste. Ao todo, são mais de 500 mil hectares de vinhedos distribuídos entre as cidades de Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista.

Agora que você conhece as 4 principais rotas de enoturismo do Brasil, com direito à opção nordestina, que tal planejar sua próxima viagem de forma mais econômica com assinatura de viagem?

4 – São Roque e Espírito Santo do Pinhal / SP

O primeiro é mais conhecido entre os paulistas, que muitas vezes saem da capital para curtir um dia na Estrada do Vinho de São Roque. O passeio é explorar a culinária e produção das Vinícolas sediadas na região.

O segundo ganhou destaque, mas recente com a Vinícola Guaspari. Em 2006 foram plantadas as primeiras videiras e hoje tem destaque na produção entre os melhores do pais.

Dicas GO! para quem vai visitar o Sul do Brasil e deseja iniciar no enoturismo :

viagem econômica no Brasil

Com assinatura de viagem, é possível fazer viagem econômica no Brasil

O enoturismo é um turismo diferenciado, pois tem um foco: visitar e conhecer as regiões que se dedicam à cultura do vinho. Hoje, é possível conhecer vinhedos e fazer uma viagem econômica no Brasil com auxílio de uma assinatura de viagem.

O GO! é uma assinatura de viagem que oferece ao viajante a possibilidade de se hospedar em um dos mais de 350 hotéis cadastrados (muitos deles na região Sul e Nordeste) com planejamento econômico e a segurança de uma empresa a mais de 30 anos no mercado.

Funciona assim: você paga uma mensalidade (que caiba no seu bolso) e tem até 36 meses para planejar uma viagem, de acordo com a data e o destino que preferir, sem ter que definir tudo no momento da aquisição. Você pode planejar com calma a sua viagem e fazer suas reservas no destino e data escolhidos com a antecedência de um ano a até 30 dias, o que permite um planejamento bem mais facilitado.

A assinatura de viagem pode ser feita diretamente da plataforma, ou com auxílio de nossa equipe de especialistas. Conheça nossa plataforma de viagem e saiba mais sobre o GO!

2 Comentários

  1. Maloney disse:

    preciso de um contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *