Veja como aproveitar viagens curtas pode ser mais fácil do que você imagina

Nem sempre dispomos de semanas ou um mês inteiro para viajar. Mas, isso não significa que não seja possível fazer vários passeios ao longo do ano. Para isso, uma ótima alternativa é optar por viagens curtas. Essa é uma excelente oportunidade de relaxar e viver altas emoções. Basta aproveitar as brechas na sua rotina e curtir um roteiro repleto de atrações. Então, quer planejar a viagem curta dos seus sonhos? Vem com a gente e descubra tudo o que você precisa saber para desfrutar de momentos maravilhosos.

Uma viagem rápida vale a pena?

Antes de tudo, vamos acabar de vez com o mito de que pra viajar é preciso de muito tempo. Porque, como dizem, viajar é viver. E você não precisa viver apenas um momento por ano. A vida é nossa durante os 365 dias!

Aliás, viagens curtas são tendência. E devem continuar nos planos de muitos brasileiros, conforme aponta uma pesquisa publicada pelo site Viagem e Turismo da Abril.

Entre os motivos, um deles é a preferência por lugares mais privativos, devido aos cuidados reforçados na pandemia. Além disso, uma viagem curta é a oportunidade de reunir os familiares e matar a saudade. Em terceiro lugar, o descanso é mais uma grande procura entre os viajantes. Prova de que relaxar é uma necessidade não apenas de um único período, mas sim uma demanda constante na nossa vida. Com o home office e o modelo híbrido de trabalho, dá até para conciliar seu dia a dia com lugares de mais natureza, vida e alegria. Então, veja a seguir como se organizar!

Como organizar uma viagem curta?

Em primeiro lugar, o planejamento é fundamental a fim de otimizar seu tempo. Nesse sentido, pense em destinos próximos, dentro da sua região. Além disso, identifique a chance ideal para se refugiar e curtir seu lazer. Por exemplo, um feriadão ou até mesmo um final de semana para viver um momento especial e quebrar um pouco sua rotina.

Nesse ínterim, pesquisas do setor mostram que a busca por viagens ao interior cresceu em 13% no último ano. Só para exemplificar, se você está na região de São Paulo, uma excelente opção de descanso e relaxamento é a cidade de Águas de Lindóia, localizada no Circuito das Águas Paulista. É fácil de visitá-la com uma bela viagem de carro, sendo que dá pra curtir as lindas paisagens naturais durante todo o trajeto.

Depois de escolher um destino próximo, procure hotéis na região. Pesquisando bem e analisando as ofertas de cada um, dá para chegar a um ótimo custo-benefício. Vá colocando tudo na ponta do lápis e defina seu orçamento. O importante é ver tudo isso com antecedência. Quanto antes você se programar, melhor.

O que se deve levar em uma viagem curta?

Você já deve ter ouvido que menos é mais. Em se tratando de viagens econômicas e rápidas, isso é mesmo verdade. Então, priorize bem suas roupas e acessórios.

Dessa forma, considere trajes leves, simples e práticos, colocando algumas opções mais sofisticadas para complementar seu look, caso tenha o desejo de realizar alguma atividade um pouco mais requintada.

Itens que não podem faltar na sua mala:

  • Óculos de sol;
  • Celular e carregador para fotografar os momentos mais incríveis;
  • Mapa e guia turístico;
  • Seu próprio roteiro;
  • Chinelo, sandálias e sapatos confortáveis;
  • Toalhas;
  • Dinheiro em espécies, pois é sempre bom estar preparado para eventualidades;
  • Documento de identificação com foto.

Mais uma dica: mantenha-se sempre conectado à internet. Para isso, deixe seu plano de dados móveis em dia. Assim, você poderá ficar por dentro das condições climáticas, do trânsito e pesquisar novidades quando precisar.

Como aproveitar ao máximo uma viagem curta?

Quanto menos tempo de estadia você tiver para relaxar, mais detalhado precisa ser o planejamento. Assim, sabendo de antemão quais os próximos passos, você ganha muito mais agilidade. Dessa forma, seguem algumas dicas para não se perder na hora de colocar o pé na estrada:

  • Monte um roteiro para cada dia: defina o que vai visitar, onde vai comer e ficar durante sua diária. Se conseguir marcar horário para cada programação, melhor ainda.
  • Garanta sua reserva: hotéis e atrações turísticas em geral são mais procurados nos feriados prolongados e finais de semana. Portanto, se você planeja aproveitar uma dessas oportunidades para uma viagem de bate e volta, reserve sua hospedagem o quanto antes para não perder a data ideal.
  • Deixe a preguiça de lado: aproveite os primeiros horários do dia e parta para a primeira atração do seu roteiro. Ou seja, tente desfrutar ao máximo do destino escolhido em todos os momentos da diária.
  • Fique de olho no relógio: nesse sentido, é sempre bom acompanhar se você saiu do cronograma, se já está na hora do almoço ou outra atividade agendada.
  • Relaxe e divirta-se: afinal, este é o objetivo de uma viagem rápida. Aprecie tudo sem estresse. O roteiro não deve servir para prender e pressionar seu dia. Pelo contrário. A ideia é ter uma noção prática do que fazer e quando para aproveitar ao máximo seus passeios. Então, nada de neura!

Viu como não faltam motivos para sair e passear mais durante todo o ano? E, claro, com nossa ajuda, fica ainda mais fácil. Aproveite nossas dicas e conheça as Assinaturas de Viagens Coobrastur. Assim, você ganha ainda mais tempo, praticidade e economia para dar aquela escapadinha rápida da rotina do dia a dia.