Cabo de Santo Agostinho: você precisa conhecer

Pernambuco é um estado repleto de belezas naturais, cidades ricas em história e dono de um dos litorais mais incríveis do País. Por isso, aqui no blog você encontra várias informações dos diversos pontos pernambucanos. 

Hoje, você vai entender porque Cabo de Santo Agostinho é um destino que você precisa conhecer. Claro, as praias, mas também a história  e tudo mais que a cidade guarda. 

Lá vem história

Alguns estudiosos dizem que foi em Cabo de Santo Agostinho que aconteceu o Descobrimento do Brasil. Isso porque o navegador Vicente Yáñes Pinzón avistou grande parte das terras de Cabo três meses antes de Pedro Álvares Cabral chegar ao País. 

Isso é, inclusive, ensinado em escolas da região. Por lá, Vicente Pinzón é o descobridor do Brasil, com direito a um festival todo dia 26 de janeiro, que é quando eles estimam que o espanhol tenha pisado em terras brasileiras. A festa é comemorada com dança flamenca e elementos culturais espanhóis, também com o objetivo de atrair o turismo. 

Ponto de partida

Cabo de Santo Agostinho fica a cerca de 35 km de Recife e a 32 km de Porto de Galinhas, dependendo da sua localização. Pela localização você já deve ter imaginado: águas cristalinas e praticamente mornas. Então, vamos às praias!

  • Praia do Paiva

Se você gosta de calmaria, é o local ideal. Ela é composta pelas praias Ponta do Xaréu e Itapuama, e é cercada por coqueiros e repleta de piscinas naturais. 

Você pode aproveitar para tomar um banho de argila em Itapuama, sem se preocupar em ficar repleto de argila. O local tem estrutura para que você tome uma boa ducha depois.

Vale visitar o Mirante de Itapuama. Ele tem uma vista linda das Praias do Paiva e de Itapuama.

Além disso, a Pedra do Xaréu é um dos pontos turísticos mais famosos. Sem contar as piscinas naturais e as rochas vulcânicas.

  • Praia de Calhetas

Essa é considerada uma das mais belas praias de Pernambuco. Ótima pedida para quem gosta de atividades e ecoturismo. Você pode se divertir com a tirolesa e passear de lancha.

O local conta com bastante estrutura para passar o dia. Mas, como é uma das mais conhecidas, o ideal é ir logo bem cedo. 

  • Praia do Gaibu

Em tupi, Gaibu significa olho d’água e aqui é para quem gosta de lugares mais agitados.Com pousadas, hotéis e bares, a infraestrutura é completa para você só aproveitar. 

Um dos pontos principais aqui é a escalada no morro das pedras, de onde você pode ver a Praia de Calhetas.

Vila de Nazaré

Construída entre o final do século XVI e início do século XVII, ela é um dos pontos turísticos históricos do local. Além das ruínas, ao lado da igreja você também pode conhecer o Convento Carmelita, de 1731, e lojas com licores e artesanato locais.

Agora que você já sabe que Cabo de Santo Agostinho tem algumas das praias mais lindas de Pernambuco, já pode incluir no seu roteiro. Não se preocupe, dois ou três dias é o suficiente para conhecer tudo. 

Faça agora mesmo sua Assinatura de Viagem COOBRASTUR e conheça Cabo de Santo Agostinho, essa cidade linda e cheia de história.

Saiba mais em coobrastur.com .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *